
Pokei Klaas

Gugulethu, Cape Town, África do Sul
Pokei Klaas começou a tocar contrabaixo aos vinte anos, após sofrer uma lesão no joelho jogando futebol. Desde então, Pokei integrou várias bandas em Cape Town, e hoje tem orgulho de compartilhar suas habilidades musicais no contrabaixo acústico e elétrico com estudantes de sua comunidade.
Como nos conhecemos:
Após finalizar o primeiro filme do Playing For Change, “A Cinematic Discovery of Street Music”, o irmão de Mark Johnson, Greg Johnson, deu a Mark uma foto de uma banda de jazz africano do bairro Gugulethu, em Cape Town, África do Sul. Mark imediatamente a pendurou em sua parede, usando-a como metáfora do que estava por vir. Ele dizia em todas as reuniões do PFC: “Nós vamos encontrar essa banda.”
Alguns anos depois, estávamos em Cape Town filmando. Depois de nos instalarmos no hotel e nos familiarizarmos com a área, caminhamos pelas ruas em busca de almoço. Enquanto esperávamos o semáforo (robo) ficar verde, ouvimos música ao longe e decidimos descobrir sua origem. Uma caminhada de três quarteirões nos levou a uma banda chamada Joe and the Ganja Muffins. Após terminarem sua apresentação, um dos produtores musicais, Enzo Buono, perguntou a Joe se ele conhecia Pokei Klaas. Para nossa surpresa, ele não só o conhecia, como era seu grande amigo!
Esse momento de descoberta representa exatamente o espírito do Playing For Change. Hoje, três anos depois, a Playing For Change Foundation construiu sua primeira escola de música no bairro de Pokei, Gugulethu, e ele é um dos principais espíritos representando o movimento Playing For Change.